Perguntas Frequentes (FAQ):

          Não há perguntas "estúpidas", estúpido é aquele que não faz perguntas. Só questionando se aprende. Aqui ficam algumas perguntas frequentes dos iniciados (colocadas à medida de que me fui lembrando ou tendo em conta as pesquisas feitas pelos internautas que cá chegaram):

         1) Preciso de um InterRail ou EuRail?
         O InterRail só pode ser usado por residentes europeus, i.e., pessoas que morem num país Europeu há pelo menos 6 meses. Para todas as outras, existe o EuRail.

         2) Posso usar o passe do InterRail no meu país de residência?
         Não. O passe não é válido no país de residência (ex.: se for português, o passe não é válido em Portugal). No entanto, o passe dá-lhe acesso a um desconto de 50% no bilhete que o leve até à fronteira do país - a partir daí já pode viajar livremente.

         3) Quanto me vai custar o passe InterRail/EuRail?
         Eu poderia colocar os preços neste guia, mas como eles mudam ao longo dos anos, o guia ficaria desactualizado (ainda assim tenho exemplos de preços em 2010 na página InterRail - O que é). Para saber os preços actualizados pode ir ao site oficial do InterRail, ao site oficial do EuRail ou ao site da CP.

         4) Onde compro o passe?
         Pode comprá-lo on-line, no site oficial do InterRail ou numa estação da CP que venda bilhetes internacionais. Passes EuRail podem ser comprados no respectivo site.

         5) Com que frequência posso usar o passe?
         Se tiver um passe Contínuo (X dias contínuos) poderá usar as vezes que quiser, até X dias depois do primeiro dia de validade do passe.
         Se tiver um passe Flexi (X dias em Y dias) pode usar o passe as vezes que quiser dentro de cada um dos X dias, desde o primeiro dia de validade até Y dias depois (ex.: Se tiver um passe 5 dias em 10 dias só o pode usar em 5 dias dentro dos 10 dias de validade. Em cada um desses 5 dias pode usar o passe as vezes que quiser.). Ao viajar com um passe Flexi não se esqueça de ir preenchendo o Travel Report à medida que viaja e de ter em atenção a regra das 19h: "Se a viagem se iniciar num comboio nocturno directo que parta depois das 19h00, deve ser indicado o dia seguinte, estando incluída a parte do percurso da viagem que efectuar no dia da partida no período das 19h00 às 24h00."

         6) Como preencho o "Travel Report"?
         Ao viajar com um passe Flexi é (muito) importante preencher a data de cada viagem no calendário que lhe é anexo. Deve escrevê-la a caneta (nunca a lápis!) antes de entrar nos comboios. O não cumprimento deste procedimento é o mesmo que viajar sem bilhete, o que resulta numa coima!
         Mesmo que viaje com um passe Contínuo, deve preencher o relatório (algum revisor pode implicar caso não o faça).

         7) Há custos adicionais?
         Em comboios especiais, tais como os nocturnos ou de alta velocidade é necessário pagar um suplemento de reserva (que, regra geral, não é muito caro). Alguns Inter-Cidades são considerados comboios de alta velocidade. O melhor é esclarecer as dúvidas nas bilheteiras e nos postos de informação, visto que eles estão sempre lá para ajudar - perguntem sempre e insistentemente, "obriguem-nos" a garantir que não é preciso pagar suplemento (para não correr o risco de entrar num comboio onde seja preciso suplemento e não o ter pago).
         Os InterRailer's têm direito a desconto na compra de bilhetes de alguns ferry-boats.

         8) Posso viajar em comboios nocturnos com o meu passe InterRail/EuRail?
         Sim, pode. Apenas tem que pagar um suplemento de reserva de cama (em alguns comboios nocturnos não é preciso fazer reserva em lugares sentados). Estes suplementos costumam ser baratos (especialmente quando comparados com os preços dos hotéis ou hostels!).
         O tipo de acomodação depende do comboio, do trajecto e da classe de conforto: há desde compartimentos com 4 ou 6 couchettes (camas em beliche) até quartos duplos ou singles para maior privacidade e conforto. Existem também assentos comuns (não recomendo, é horrível fazer viagens de comboio nocturno sentado!) ou recliáveis (menos maus mas ainda assim nada como couchette/cama).

         9) O passe é válido para o EuroStar?
         Infelizmente não. Se quiser viajar com o EuroStar (Paris/Bruxelas - Londres) terá que pagar o bilhete todavia é feito um preço um pouco mais baixo aos portadores do InterRail/EuroRail.
         
         10) Onde vejo os horários dos comboios?
         Na Internet (pesquisando no google ou nos sites das companhias ferroviárias dos respectivos países) e nas estações propriamente ditas (há sempre horários afixados ou pessoas ao balcão). Pode ainda comprar um dos livros Thomas Cook (com horários das principais ligações ferroviárias da Europa) ou visitar alguns sites que permitem planear rotas tais como o Route Planner.

         11) Fazer um InterRail é perigoso?
         Nada disso! A Europa é bastante segura e é muito pouco provável que seja assaltado/roubado ou que qualquer outro mal lhe aconteça. Aliás é mais provável ser-se roubado no próprio país de residência do que em viagem pois, por norma, quando se faz uma viagem deste tipo está-se mais desconfiado e atento, enquanto que quando se está no país de origem se tende a "facilitar" as coisas e ser mais descuidado.
         Se seguir algumas regras de segurança básicas - manter os valores (documentos, passe, dinheiro, telemóvel e máquina fotográfica) sempre junto a si (de preferência numa bolsa de colocar por baixo da roupa); não andar com demasiado dinheiro; não ter o dinheiro todo no mesmo sítio; evitar lugares que pareçam perigosos; ter fotocópias dos documentos (e se possível uma digitalização dos mesmos guardada no e-mail) para no caso de os perder; não acreditar em qualquer pessoa (há muitos estratagemas tipo pessoas que se passam por polícias, pessoas que fingem querer ajudá-lo, apenas para lhe chegar à carteira...); usar um cadeado de bicicleta para prender a mochila a algum lado sempre que for necessário; trabalhar em equipa caso tenha companhia (ex.: um vigia as mochilas enquanto o outro vai às compras); evitar dormir na rua (nada como hostel, hotel, comboio noturno ou parque de campismo!); não dar demasiado "ar de turista" (o alvo favorito de ladrões e carteiristas); estar sempre atento e usar o bom senso... - tudo correrá bem!

         12) Quantas pessoas devo levar comigo?
         A maioria dos InterRailer's concorda que o melhor é evitar viajar em grupos grandes (mais do que 3 ou 4 pessoas). Grupos grandes tendem a discutir e fragmentar-se, por isso o melhor é viajar sozinho ou em grupos de 2 ou 3 pessoas.
         Se viajar sozinho tem mais tendência a meter conversa com outros viajantes e a conhecer novas pessoas. Se viajar acompanhado terá certas coisas facilitadas graças ao trabalho de equipa. Ambas as opções têm as suas vantagens e desvantagens mas nenhuma é melhor que a outra.
         Se for rapariga/mulher a viajar sozinha, tenha cuidados extra para não ser motivo de curiosidade/piropos/engate/assédio em países como Espanha, Itália, Roménia... Não é perigoso uma mulher viajar sozinha, mas se puder ir acompanhada, faça-o.

         13) E se adoecer?
         Como residente num país da União Europeia, Espaço Económico Europeu ou Suíça pode recorrer aos serviços de saúde dos respectivos países (não se esqueça de levar o Cartão Europeu de Seguro de Doença - pode fazê-lo gratuitamente numa loja do cidadão).
         Se necessitar de medicamentos pode dirigir-se a uma farmácia (apotheca) - na maioria falam inglês.

         14) Preciso de saber muitas línguas estrangeiras?
         Nada disso, mas claro que quantos mais conhecimentos linguísticos tiver, melhor! No entanto o inglês é quase fundamental por ser compreendido em muitos locais (principalmente nos locais mais turísticos). Saber umas coisas de francês também pode dar muito jeito (principalmente porque os franceses odeiam ter que falar numa língua que não a deles!). Tente no entanto aprender as palavras mais básicas (por favor, desculpe, sim, não, água, comida, comboio, etc.) nos idiomas dos países que vai visitar - só lhe fará bem!

         15) Quanto tempo é preciso para ver o país X ou a cidade Y?
         Esta pergunta mereceria a resposta "Uma vida inteira.". A Europa está cheia de locais fascinantes e é impossível conhecê-los e experienciá-los totalmente e todos de uma vez. O número de dias a gastar depende de si e do gosto que tem pelo país X ou pela cidade Y ou do tipo de viagem que quer fazer (ver o máximo de locais possíveis ou explorar minuciosamente poucos locais).

         16) Vou ter que andar com a mochila às costas a viagem TODA?
         Só se quiser! Normalmente há cacifos nas estações de comboio onde pode deixar a mochila em segurança (são pagos mas valem a pena). Alguns hostels também têm cacifos (evite deixar a mochila no quarto do hostel - regra geral os hostels são frequentados por muito boa gente mas nunca se sabe!). Se ficar num hotel razoável a bom, pode deixá-la no quarto, mas lembre-se de ter sempre consigo os artigos valiosos/importantes! Nunca deixe nada valioso na sua mochila.

         17) Há cacifos na estação X da cidade Y?
         Como é óbvio não conheço as estações de comboio todas. No entanto posso dizer que em todas as grandes estações em que estive há cacifos. Para ter a certeza pode fazer uma pesquisa na Internet ou perguntar no Fórum do Interrail - é provável que encontre lá alguém que já tenha estado na estação X da cidade Y e que lhe possa responder.

         18) Há comboios nocturnos de X para Y?
         O mesmo que 17). Nada como pesquisar na net ou deixar a pergunta no Fórum do Interrail.

         19) Há chuveiros na estação Y?
         O mesmo que 17). Nada como pesquisar na net ou deixar a pergunta no Fórum do Interrail.

         20) Como começar o InterRail em Portugal?
         A CP dispõe de três serviços internacionais: o Lusitânia Comboio Hotel (Lisboa-Madrid), o Sud Expresso (Lisboa-Hendaye-Paris) e o Comboio Regional Internacional Porto-Vigo. Pode ainda aproveitar os voos low cost e começar o seu InterRail no estrangeiro.

         21) É perigoso dormir num comboio nocturno?
         Não, apenas convém ter alguns cuidados. Em primeiro lugar convém dormir com os valores (dinheiro, passe InterRail, documentos, telemóvel...) junto a si de modo a que ninguém lhos possa roubar sorrateiramente sem o acordar. Em segundo lugar, as portas dos compartimentos podem ser trancadas por dentro - mantenha-a trancada quando for dormir. Tente meter conversa com os seus companheiros de compartimento para "quebrar o gelo" e criar um clima de maior confiança.
         Em alguns comboios noturnos é costume os revisores pedirem para ficar com o seu passaporte durante a noite. O mesmo ser-lhe-á devolvido no dia seguinte, quando chegar ao destino. Certifique-se sempre que está realmente a entregar o passaporte a um revisor e não a alguém que se esteja a passar por um.

         22) É preciso passaporte?
         Depende. Se for cidadão de um país da zona Schegen (União Europeia, Noruega, Suíça ou Liechenstein), o seu BI ou cartão de cidadão será suficiente para entrar nos outros países dessa zona - para os outros países é necessário passaporte. De qualquer modo, se puder levar passaporte (mesmo que não pretenda sair da zona Schegen) leve-o.
         Se não for cidadão de um país da zona Schegen, precisa de passaporte para qualquer país da zona InterRail.
 
         23) Que mochila devo comprar?
         O tamanho da mochila depende da duração da viagem e da quantidade de equipamento que quer levar. Não existe nenhuma fórmula perfeita.
         Convém comprar uma boa mochila - sim, podem ser um pouco caras mas compensa, o barato pode sair caro; para além disso uma boa mochila é um investimento futuro que lhe durará muitos anos, se não mesmo toda a vida. Poderá usá-la para outras viagens (InterRail ou não), campismo, etc.. Ela deverá ser resistente (bom material, fechos e costuras resistentes...), ter uma placa rígida junto às costas com apoio almofadado, alças ajustáveis e dar para prender à cintura de modo a distribuir o peso (a maioria das pessoas não sabe que a cintura consegue aguentar mais peso do que os ombros). Também é bom que tenha vários bolsos e compartimentos (por uma questão de organização) e locais onde se podem pendurar objectos no exterior (calçado, saco-cama, panelas, o que quiser!).
         O ideal é começar a viagem com "espaço de sobra" na mochila, pois à medida que se vai viajando vão-se comprando mais coisas (comida, mais roupa, souvenirs, etc.) e depois o espaço pode faltar.

         24) Como poupar no InterRail?
         Eis algumas dicas para poupar na sua viagem:
         - Planear bem a sua viagem: uma viagem bem planeada tende a evitar custos extras causados por eventuais imprevistos.
         - Os países nórdicos (ex.: Noruega, Finlândia, Dinamarca) tendem a ser mais caros; A Europa de Leste (ex.: Roménia, Bulgária, Rep. Checa) tende a ser mais barata. Os locais mais famosos/turísticos (ex.: Paris, Amesterdão, Barcelona) tendem a ser caros, especialmente em época alta.
         - Aproveitar as atracções turísticas gratuitas (ex.: em Londres, alguns museus como o Museu de História Natural ou o Museu da Ciência têm entrada gratuita).
         - Não viajar em comboios de alta velocidade (evitando assim pagar suplementos). No entanto esta opção vai-lhe limitar um pouco o InterRail pois terá menos tempo para visitar os locais.
         - Alojamento: Couch Surfing; Acampar; Dormir em hostels baratos; Comboios nocturnos (o suplemento custa pouco mais do que uma noite num hostel mas aproveita a dormida para viajar!).
         - Alimentação: Comparar comida nos super e hipermercados e cozinhar nos hostels; Cozinhar você mesmo (levar fogão a gás portátil); Pode adquirir temperos (sal e pimenta) ou ketchup gratuitamente em alguns restaurantes fast-food; Dar preferência aos restaurantes de fast food face aos restaurantes tradicionais; Ter uma garrafa de água grande e enchê-la nos hostels em vez de estar constantemente a comprar água.
         -Transporte dentro das cidades: Ande a pé; Use transportes públicos; Informe-se sobre as modalidades e tarifas mais baratas na cidade que vai visitar (às vezes há passes especiais para os turistas que podem compensar). Evite os táxis.
         - Se for estudante leve o seu cartão de estudante. Antes de comprar o bilhete para uma atração, verifique se há descontos para estudantes. O mesmo pode aplicar-se ao Cartão Jovem.
         - Em algumas cidades há cartões especiais para turistas que dão descontos nos museus, restaurantes e transportes públicos. Informe-se.

         25) Qual o melhor passe?
         Depende do tipo de viagem que quer fazer. Se pretende ter maior liberdade opte por um passe global contínuo. Os passes globais do tipo flexi requerem (na minha opinião) um maior planeamento da viagem pois só podem ser usados um número limitado de dias.
         Se pretende conhecer um só país a fundo (e há sempre muito para descobrir num país!) tem o One Country Pass. Não se esqueça é que terá que arranjar maneira de chegar ao país para o qual comprou o One Country Pass! Aproveite os voos low cost.

         26) Devo reservar/marcar tudo (Comboios, hostels, etc.)?
         Nem pensar nisso!
         Por um lado pode fazer uma viagem totalmente ao improviso (mais risco, mais liberdade, mais aventura, maior probabilidade de imprevistos e de custos extras) sem reservar absolutamente nada.
         Por outro lado pode ir reservando comboios e hostels à medida que viaja. Por exemplo, acabou de chegar a Berlim e conta que daqui a dois dias estará em Viena de Áustria. Pode usar a Internet (num hostel/hotel/cybercafé) para fazer a reserva do próximo hostel/hotel. Não vale a pena fazer reservas muito adiantadas (ex.: para um sítio onde conta estar daqui a 5 ou 6 dias) pois podem sempre ocorrer imprevistos: imagine que tem o seu InterRail todo planeado ao detalhe e que, a meio, perde um comboio noturno - todas as reservas que fez para os dias seguintes podem ter caído por terra.
         A única coisa que realmente penso ser fundamental reservar são os lugares nos comboios rápidos (inter-cidades ou alta velocidade) e nocturnos, mas isso pode ser feito ao chegar a uma estação. Um exemplo: acabou de chegar a Paris. Então a primeira coisa que deve fazer caso pretenda deixar Paris (seja no próprio dia ou daqui a um ou mais dias) usando um comboio rápido ou nocturno é tratar de fazer a reserva no balcão da estação.

         27) Como planear o meu InterRail?
          Primeiro deve decidir qual o tipo de passe que quer e a sua duração. De seguida deve escolher o ponto de partida: pode começar em Portugal ou apanhar um avião e começar já no estrangeiro. A segunda opção é melhor caso pretenda conhecer a Europa de Leste, pois caso contrário terá que perder muito tempo a ir de Portugal até lá e depois voltar (também pode ir de comboio até lá e regressar de avião, mas exige um bom timing). Caso pretenda conhecer países como Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Bélgica, Holanda... não há grande necessidade de começar o InterRail fora de Portugal. Demora-se um pouco a sair da península Ibérica, mas a paisagem é bonita e há sempre algo para descobrir!
         Pense nas cidades/vilas que pretende ver (não seja demasiado ambicioso, é impossível ver tudo de uma só vez!). Veja as ligações ferroviárias (ou de ferryboat) entre elas e a duração das viagens. Planeie um trajecto que ligue essas localidades.
         Pesquise um pouco acerca dos locais que pretende visitar (quais os pontos de interesse, etc.). Pode usar ferramentas como o Google Earth para saber onde fica uma estação de comboio, um hotel ou um ponto de interesse.Depois pode imprimir essa informação e levá-la consigo em viagem.

         28) E quando o passe chegar ao fim? Tenho que estar em Portugal'?
          Quando o passe chegar ao fim, perde a validade, por isso convém estar em Portugal ou, se estiver num outro país, ter um voo de lá para Portugal. Caso contrário terá que pagar as viagens até casa individualmente (o que pode ser muito dispendioso) ou comprar outro passe.
         Há quem acabe o passe InterRail num país de Leste e depois continue a viajar pagando os bilhetes de comboio individualmente (são mais baratos no Leste). Há até quem aproveite para ir explorar países que não fazem parte do espaço InterRail (ex.: Ucrânia, Moldávia, etc.). Depois disso, regressam de avião.

         29) E a roupa suja?
          A roupa suja lava-se ao longo da viagem:
         - Em lavandarias.
         - Nas lavandarias dos hostels ou no serviço de lavandaria dos hotéis.
         - À mão nas casas de banho, com um pouco de sabão/champô (ou um bocadinho de detergente, se o tiver). No fim é só pô-la a secar: o truque é espermê-la bem para retirar o máximo de água possível e depois estender ou pendurar na mochila.
          - No mar, no rio, nas fontes... improvise!
         Se a viagem for curta, há sempre a possibilidade de a roupa que levar ser suficiente para usar sem haver necessidade de a lavar.
 
         30) Porque é que nos remetes tantas vezes para o site oficial do InterRail, da CP, para o Fórum (não oficial) do InterRail ou outros sites?
          Por duas simples razões:
          - Neles pode encontrar a informação mais actualizada sobre modalidades, preços, horários, etc. Na altura em que está a ler a página, essa informação pode ter sido mudada e eu não tenciono estar constantemente a actualizar (por exemplo) os preços pois não vendo passes.
          - Porque por vezes há perguntas demasiado específicas para terem resposta aqui (ex.: "Há cacifos na estação X?" - Nada como perguntar a quem lá esteve.).
          Neste site pretende-se dar uma ideia geral do tipo de viagem em que consiste o InterRail assim como deixar várias dicas e sugestões úteis e importantes que provavelmente não encontrará nos sites oficiais. Assim, use este site para aprender alguns truques e ler alguns conselhos, baseie-se nos sites oficiais para preços e modalidades e use o Fórum para colocar questões mais específicas (não se sinta acanhado, o pessoal que o frequenta é experiente e adora ajudar).

         31) Durante o InterRail. devo levantar dinheiro ou pagar com cartão?
          Eu recomendo uma mistura das duas coisas.
          - Se só usar o cartão estará em grandes sarilhos caso o perca. Para além disso, não se pode pagar toda e qualquer coisa com cartão. Lembre-se ainda de que ao usar o cartão multibanco no estrangeiro ser-lhe-á cobrada uma taxa, por isso modere o seu uso.
           - Se por outro lado transportar muito dinheiro consigo (por exemplo, todo o dinheiro que planeia gastar na viagem!), há o risco de o perder ou de lho roubarem.
          Assim, convém ter sempre algum dinheiro "vivo" consigo (algo como 100€). Não o coloque todo no mesmo sítio (algumas notas na carteira, outras num saquinho no fundo da mochila...). Sempre que precise, use o seu cartão para levantar dinheiro. Evite fazer levantamentos tipo conta-gotas (20€ agora, 20€ daqui a um bocado, mais 20€...) pois paga taxas em cada levantamento.

         32) Algum truque para enganar ou evitar os ladrões/carteiristas?
          Algumas dicas que até podem ter piada ou parecer estúpidas mas funcionam se usadas na altura certa:
          - Andar com uma carteira velha ("carteira falsa") num sítio mais acessível, para além da sua carteira "verdadeira" que estará menos acessível. Nessa carteira velha pode colocar algumas moedas e notas de baixo valor (que valham menos que o Euro, por exemplo) assim como um cartão multibanco falso ou expirado e outras "tretas". Essa carteira pode ser colocada num sítio mais "acessível" por exemplo da mochila ou no bolso de trás das calças. Um ladrão/carteirista que tente roubar algo enquanto você está distraído geralmente abandona o local mal lhe tenha deitado a mão à mochila, levando consigo uma carteira com 4 ou 5€...
          - Uma lata vazia de refrigerante (lavada) no fundo da mochila pode servir para guardar algumas notas. A lata pode ainda ser guardada no meio da sua roupa suja (dificilmente um ladrão se dará ao trabalho de procurar dinheiro no saco onde estão os seus boxers/cuecas usadas). Como o dinheiro está dentro da lata, não está em contacto com a roupa suja, por isso não me digam que é pouco higiénico.
          - Consumir pouco (ou nenhum) álcool: não é preciso muito esforço nem grande sapiência para enganar ou roubar um bêbado ou qualquer outra pessoa sob o efeito do álcool.
          - Não conte o seu dinheiro em público nem "exiba" o seu telemóvel (a não ser que já seja antiguinho) ou máquina fotográfica desnecessariamente.
          - Há quem retire o cartão de memória da máquina fotográfica quando esta não está a ser usada (por exemplo, enquanto dorme num hostel ou comboio noturno) e o esconda melhor. Assim, se tiver o grande azar de ver a sua máquina roubada, ao menos poderá manter as memórias.
          - Se alguém suspeito lhe perguntar a sua profissão (por exemplo num compartimento do comboio, num bar, numa estação, num hostel...), diga que é um polícia em férias... (seja criativo: instrutor de defesa pessoal, militar, etc.).
          - Cuidado com os scams. Evite-os a todo o custo.

         33) Com que idade se pode fazer um InterRail?
          Pode-se fazer um InterRail independentemente da idade. O InterRail não corresponde apenas ao estereótipo do jovem nos seus 20's de mochila às costas a conhecer a Europa e a cometer loucuras. Eu próprio já vi famílias inteiras (pais e filhos) a viajar desta forma. Não importa se é júnior ou sénior, solteiro ou casado, se já constituiu ou não família: o que é preciso é espírito de aventura. A viagem faz-se de acordo com os gostos e o ritmo de cada um (jovens hão de preferir hostels e ver muitas cidades diferentes em pouco tempo, casais hão de preferir hotéis/hostles com quartos privados para maior privacidade, séniores poderão gostar mais de uma viagem mais calma, etc.).
          Jovens (com menos de 20) que pretendam fazer um InterRail deverão ter um mínimo de sentido de responsabilidade e "desenrascanço" para que nada corra mal.
          De lembrar que os passes são mais baratos para os jovens com menos de 25 anos.

         34) Um InterRail é um desperdício de dinheiro? Vale a pena "estourar" esse dinheiro?
          Depende da pessoa. Se apenas for pela simples razão de "ir", isto é, sem vontade, mais vale ficar em casa. Agora se realmente for algo que quer fazer, penso que é tudo menos "estourar dinheiro". Diria mesmo que é "investir em si próprio" como pessoa.
          Aprenderá muito, conhecerá melhor a Europa e toda a sua variedade de culturas. Viajar é experiência, é saber, conhecer. Conhecer-se-á melhor a si próprio e ao mundo que o rodeia tornando-se numa pessoa mais vivida, mais responsável, experiente.
          "Mas estourar 1000 e tal euros a viajar? Ainda por cima com esta crise?". Lembre-se de que viajará durante 15 dias a 1 mês e poderá ficar a conhecer melhor os países que bem desejar, com toda a liberdade que quiser.
          Há vários tipos de pessoa e cada uma gasta o dinheiro naquilo que mais gosta. "Gastar" esses 1000 e tal euros (uns gastam mais, outros gastam menos....) numa viagem como esta é uma opção, assim como também há pessoas dispostas a gastar esse dinheiro todo de uma vez numa televisão nova ou num telemóvel de topo de gama quando o que têm ainda funciona perfeitamente. São opções: bens materiais vs. experiências e vivências.
 
         35) Quais os scams e estratagemas usados por ladrões?
          Há vários. De facto, se esses ladrões aplicassem a esperteza noutras áreas, não precisariam de roubar. Ficam aqui alguns de que ouvi falar na Internet, de outros viajantes ou a que já assisti:
          - Jogos a dinheiro na rua: Acha mesmo que alguém vai jogar alguma coisa a dinheiro na rua pelo simples prazer de jogar? É certo que há alguma manha por trás!
          - O truque do "Hei, encontrei esta carteira. Vamos dividir o conteúdo?": Um estranho aproxima-se dizendo que encontrou uma carteira na rua e que está disposto a dividir o conteúdo dela consigo. Entretanto chega o suposto "dono da carteira" (nada mais do que um colega do ladrão...), muito irritado, que exige que você lhe devolva o dinheiro (mesmo que não tenha aceite) ou chamará a polícia. Quando você pega na carteira para lhe devolver o dinheiro ou para lhe mostrar que não roubou nada, eles roubam-na rapidamente e desaparecem a correr.
          - A "miúda que quer ir tomar um copo contigo": Uma rapariga atraente (ou rapaz...) aparenta ter interesse em si e pede para irem a um bar sob um qualquer pretexto (quer praticar o seu inglês, quer conhecê-lo, acha-o bonito(a)...). Ela pede uma bebida (ou outra coisa) qualquer e no fim, o dono do bar (que está feito com ela) trás uma conta exorbitante e obriga-o a pagar.
          - Um cidadão oferece-se para o ajudar a comprar um bilhete de comboio/metro e desaparece com o seu dinheiro...
          - Um cidadão está disposto a vender-lhe o seu bilhete de comboio/metro por metade do preço (mas o bilhete já foi usado e por isso vale 0€...).
          - O truque do "por favor, dê-me X cêntimos pois é o dinheiro que me falta para comprar o bilhete para ir para casa": Alguém pede-lhe essa módica quantia pois "só lhe falta isso para ter dinheiro para o bilhete para ir para casa". No dia seguinte verá a mesma pessoa, na mesma estação, a pedir dinheiro a mais gente...
 
         36) Como/onde arranjo companhia/grupo para um InterRail?
          Esta é uma das principais barreiras a quem quer fazer um InterRail: é por vezes difícil arranjar um amigo(a) ou um grupo que esteja disposto a alinhar numa aventura como esta - seja por falta de interesse, dinheiro - os motivos são vários.
          Há quem encontre companhia para o seu InterRail na Internet, mas não recomendo. Para uma viagem como esta convém alguém que já conheça muito bem e com quem qual se sinta à vontade e não uma pessoa que se conheceu na semana passada ou no 1º dia de viagem(!). Lembre-se que terá que conviver com essa(s) pessoa(s) praticamente 24h/dia, passar por alguns momentos de stress e enfrentar alguns desentendimentos (um quer ir à cidade X, outro à cidade Y...).
          Não deixe que a falta de companhia seja um obstáculo. Se não conseguir arranjar companhia não se acanhe e parta para a aventura sozinho: certamente conhecerá muito mais gente e que socializará muito mais durante o InterRail!
 
         37) E se eu perder o passe?
          Estará em maus lençóis pois o mesmo não é reembolsado em caso de perda ou roubo. Terá que regressar a Portugal/ao seu país (de avião ou comboio) pagando toda(s) a(s) viagem(ns). Por isso é importantíssimo que mantenha o passe protegido.

         38) Onde faço as reservas dos comboios?
          Pode fazê-las on-line, no site da respectiva companhia de caminhos de ferro (aproveitando a Internet do seu hotel ou hostel para reservar a próxima viagem, por exemplo) ou ao balcão das estações. Eu prefiro a segunda opção pois posso tirar dúvidas com o funcionário.



 
...Mais em breve...