Preparativos:

    Companhia - Com quem viajar?

       Sozinho:
       Por vezes é difícil arranjar um parceiro/grupo que alinhe neste tipo de viagem. Ao viajar sozinho conhecerá mais pessoas durante a viagem e não terá tantas discussões. Habitualmente passará algum tempo com as pessoas que conheceu no comboio/hostel. Se o InterRail proporciona liberdade, ao viajar sozinho tem-se uma liberdade ainda maior uma vez que não é necessário discutir nada com ninguém. Para além disso é uma boa forma de se conhecer melhor, a si e aos seus limites.
        Por outro lado pode ser um bocado duro: por vezes poderá ter momentos de solidão, tem de ser você próprio a tomar todas as decisões, não terá ninguém para olhar pela sua mochila etc..

       Sozinha:
       Se for rapariga/mulher tenha cuidados extra ao viajar sozinha. Turistas femininas isoladas tendem a chamar a atenção, principalmente em países como a Espanha, a Itália, a Roménia... onde há uma maior probabilidade de serem motivo de curiosidade, piropos, tentativas de engate ou (muito raramente) assédio. Faça os possíveis para viajar acompanhada, por uma amiga ou amigo.
       De resto, tudo o que foi dito acima sobre viajar sozinho aplica-se caso seja rapariga/mulher.

       Em grupo:
       Como em qualquer aventura, várias dificuldades podem surgir ao longo do InterRail. Com o desejo de visitar as cidades e a necessidade de encontrar sítios para comer e dormir, várias decisões terão que ser tomadas. Assim, a companhia que leva num InterRail é um factor importante para o seu sucesso.
       Se não pretende viajar sozinho, tem que pensar em quantas pessoas quer no seu grupo de viagem e em quem são essas pessoas. Um grupo com mais de quatro pessoas é pouco recomendável - a partir deste número começa a haver tendência para a fragmentação do grupo em "sub-grupos" mais pequenos, cujas opiniões divergirão, o que resulta na separação do grupo inicial (e quem sabe no fim de algumas amizades!).
       Viaje apenas com pessoas que conhece bem e com as quais tem um bom relacionamento, lembre-se que terá que viver com elas 24 horas por dia durante bastante tempo! Por isso é que julgo que fazer um InterRail com pessoas que conhecemos muito recentemente ou, pior, arranjar companhia para InterRail na Internet (e conhecer a pessoa na véspera ou no 1º dia de viagem!) é uma má opção.
       Bom humor, flexibilidade, paciência e espírito de equipa são fundamentais.

Estação ferroviária em Santiago de Compostela.

       << Voltar a: Preparativos                               Ir para: Preparativos: Planear o Trajecto >>