InterRail:

      O InterRail é um passe com o qual, jovens com menos de 26 anos podem viajar livremente de comboio pela Europa, em 2ª classe. Para pessoas com idade superior é válido também em 1ª classe. Possibilita também viagens a preços especiais ou com reduções em determinadas companhias de navegação. A flexibilidade do passe dá acesso a qualquer local na Europa.
       O InterRail é um produto para qualquer idade sendo uma peça incontornável no "currículo" de um jovem, pelas descobertas que possibilita e pela experiência única que normalmente proporciona.

     O passe:
       Um passe InterRail é um bilhete de comboio válido para 30 países na Europa, não sendo no entanto válido no país de residência do seu comprador.
       O preço do passe InterRail NÃO inclui custos de alojamento nem alimentação. Para além disso, certos comboios (ex.: comboios de alta velocidade, comboios nocturnos...) podem exigir o pagamento de um pequeno suplemento.
       O termo InterRail é também usado para denominar a viagem ou o tipo de viagem em que se usa este passe (ex.: "Este ano, fiz um InterRail.")

O passe InterRail, o guia e o mapa que vêm de oferta com o mesmo.

       Países em que o bilhete é válido:
       No dia em que esta página do guia está a ser escrita, o bilhete InterRail é aceite nos seguintes países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bósnia-Herzegovina, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Inglaterra, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Macedónia, Montenegro, Noruega, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Sérvia, Suiça, Suécia e Turquia.
        Se pretender visitar um outro país que não esteja incluído na zona InterRail, terá que pagar os bilhetes individualmente.
        Os países europeus onde não existem caminhos de ferro são: Andorra, Chipre, Ilhas Faroe, Islândia, Gibraltar, Malta e São Marino.

Países em que o InterRail é válido em 2015.

        Modalidades:
        
        Existem duas grandes modalidades: InterRail Global Pass e Interrail One Country Pass.
 
        InterRail Global Pass:

        Este InterRail é válido em qualquer um dos países acima mencionados e pode ser do tipo Contínuo ou Flexi.
 
        Um InterRail Global do tipo Contínuo pode ser utilizado um número ilimitado de vezes dentro do período em que é válido. Essa validade pode ser de:
         - 15 dias; 
         - 22 dias;
         - Um mês.
         Ou seja, com um passe Contínuo poderá viajar em qualquer um dos países abrangidos pelo InterRail durante esse período de tempo.

        Um InterRail Global do tipo Flexi apenas pode ser usado um certo número de dias de viagem dentro de um determinado período de tempo. Pode ser válido por:
         - 5 dias em 10 dias;  
         - 10 dias em 22 dias. 
        Por exemplo: um passe InterRail Global Flexi "5 dias em 10 dias" é válido durante 10 dias. Dentro desses 10 dias, o passe só pode ser usado em 5 dias diferentes. Em cada um desses 5 dias, pode usá-lo as vezes que desejar.
        Estes passes têm algumas condições especiais de utilização:
        - Um bilhete do tipo Flexi traz uma grelha onde tem que assinalar a caneta os dias em que o usou. Esta grelha é a forma que os revisores têm de controlar o número de dias em que o passe foi utilizado. O preenchimento desta grelha é obrigatório e se for apanhado num comboio sem a ter preenchido corre o risco de ser multado pois o passe não é válido.
        - "Regra das 19h": Se a viagem se iniciar num comboio nocturno directo que parta depois das 19h00, deve ser indicado o dia seguinte, estando incluída a parte do percurso da viagem que efectuar no dia da partida no período das 19h00 às 24h00. Ou seja, se entrar num comboio nocturno depois das 19h, essa viajem passa a ser contada no dia seguinte. Assim, apesar da viagem no comboio nocturno decorrer entre noite de um dia e a madrugada do dia seguinte, não precisa de gastar dois dias de viagem.

        InterRail One Country Pass (InterRail para um único país):
 
        Com o InterRail One Country Pass pode viajar livremente nos comboios de um determinado país.
        Este bilhete é comercializado em modalidades do tipo Flexi (cujo funcionamento é semelhante ao dos passes globais do tipo Flexi) e possui os seguintes períodos de validade:
         - 3 dias em 1 mês;
         - 4 dias em 1 mês;
         - 6 dias em 1 mês;
         - 8 dias em 1 mês.

        Relatório de viagem/Travel Report:
        Juntamente com o bilhete vem uma folha chamada "Relatório de Viagem" ("Travel Report") na qual deverá ir registando as viagens que faz (é necessário anotar a data, a hora e o local de partida, o local de chegada e o número do comboio). Se um revisor detectar uma irregularidade no seu relatório de viagem, pode haver chatice.
         No final da viagem, pode enviar gratuitamente o Travel Report pelo correio para a morada lá indicada e receberá um "brinde" para recordação.
  
        Quem pode comprar:
        Podem comprar um passe InterRail todas as pessoas naturais ou residentes por mais de 6 meses num dos 30 países abrangidos pelo passe InterRail.
        Pessoas naturais ou residentes por mais de 6 meses em Andorra, Argélia, Chipre, Bielorrússia, Estónia, Gibraltar, Ilhas Faroe, Islândia, Letónia, Lituânia, Malta, Mónaco, Liechtenstein, Marrocos, Moldávia, Rússia, São Marino, Tunísia e Ucrânia também podem comprar um passe InterRail.
       Não-europeus (mesmo que estejam na Europa em vistos de turismo) não podem comprar um passe InterRail. Para essas pessoas, o passe adequado é o EuRail, um passe semelhante ao InterRail mas para não-europeus.

ATENÇÃO: Não-europeus, não podem comprar um passe InterRail. Para eles o passe indicado é o EuRail. Visite o site do EuRail para mais informações sobre modalidades e preços.
 
        Onde comprar:
        O passe InterRail pode ser comprado em qualquer estação de comboios de venda internacional da CP, em agências de viagem ou através do site oficial do InterRail. Para o comprar é necessário um documento comprovativo de identidade (B.I., Cartão do Cidadão ou Passaporte) pois o seu passe ficará associado a esse documento. O passe é pessoal e intransmissível e não é válido sem o documento de identificação.
        Ao comprar o passe, verifique que não se enganou ao colocar os seus dados (nome e número de B.I./Passaporte no bilhete...), para evitar complicações.
        O  InteRail traz incluído um mapa dos principais caminhos de ferro da Europa (bastante útil) e um pequeno guia.
  
        Quanto custa:     
        O preço do bilhete depende de três factores:
        - A idade (Jovem, Adulto ou Sénior);
        - A classe de conforto (1ª ou 2ª);
        - A modalidade e validade do bilhete.
        O preço vai variando ao longo do tempo, como é óbvio. No início de 2011, no site da CP, os bilhetes estavam apreçados da seguinte forma:

        Modalidade Jovem (12- 25 anos),  2ª classe:
        - 5 dias em 10 dias = 159 Euros;
        - 10 dias em 22 dias = 239 Euros;
        - 15 dias contínuos = 279 Euros;
        - 22 dias contínuos = 309 Euros;
        - 1 mês contínuo = 399 Euros;
        (Não existem bilhetes InterRail de 1ª classe na modalidade jovem.)
 
        Modalidade Adulto (26 – 59 anos), 2ª classe:
        - 5 dias em 10 dias = 249 Euros;
        - 10 dias em 22 dias = 359 Euros;
        - 15 dias contínuos = 399 Euros;
        - 22 dias contínuos = 469 Euros;
        - 1 mês contínuo = 599 Euros;
 
        Modalidade Adulto (26 – 59 anos), 1ª classe:
        - 5 dias em 10 dias = 374 Euros;
        - 10 dias em 22 dias = 539 Euros;
        - 15 dias contínuos = 599 Euros;
        - 22 dias contínuos = 704 Euros;
        - 1 mês contínuo = 899 Euros; 

        Modalidade Sénior (60 ou mais anos), 2ª classe::
        - 5 dias em 10 dias = 224 Euros;
        - 10 dias em 22 dias = 323 Euros;
        - 15 dias contínuos = 359 Euros;
        - 22 dias contínuos = 422 Euros;
        - 1 mês contínuo = 539 Euros; 

        Modalidade Sénior (60 ou mais anos), 1ª classe::
        - 5 dias em 10 dias = 335 Euros;
        - 10 dias em 22 dias = 485 Euros;
        - 15 dias contínuos = 539 Euros;
        - 22 dias contínuos = 633 Euros;
        - 1 mês contínuo = 809 Euros;

       Para preços actualizados, consultar um dos sites oficiais.
 
        Começar a viagem:
        Uma vez comprado o passe, poderá começar a sua viagem. O InterRail é válido desde as 0h do primeiro dia de validade até às 24h do último.
        Não se esqueça que o InterRail não é válido no seu país de residência e que, dessa forma, terá que pagar a viagem até à fronteira de Portugal. Os detentores de um passe InterRail beneficiam de um desconto de cerca de 50% no preço do bilhete do comboio internacional que os leve até à fronteira.
        Para sair de Portugal, a CP dispõe de três alternativas principais: o comboio Sud-Expresso (que liga Lisboa a Hendaye, com ligação a Paris por TGV), o comboio nocturno Lusitânia Comboio Hotel (que liga Lisboa a Madrid durante a noite) ou o comboio regional internacional Porto-Vigo. Se pretender usar um destes comboios, é boa ideia comprar o bilhete no momento em que compra o passe InterRail.
        Devido à posição geográfica de Portugal, começar o InterRail em território nacional pode ter desvantagens caso já conheça ou não pretenda visitar a Espanha uma vez que, para chegar ao "centro" ou ao "leste" da Europa terá que atravessar todo o nosso país vizinho - viagem essa que leva o seu tempo. Para além disso, se planeia um InterRail em países de Leste, poderá gastar uma grande parte do período de validade do seu passe a ir desde Portugal até lá de comboio. Neste caso o melhor é começar a viagem num dos países que pretende visitar.
        Uma alternativa é ir de avião (preferencialmente em low cost!) até um país estrangeiro e começar lá o InterRail.

Serviços Internacionais da CP e respectivas ligações. Imagem retirada do site da CP. Pode sair de Portugal usando o Internacional que vai do Porto para Vigo, o Lusitânia Comboio Hotel ou o Sud Expresso. O InterRail não cobre a viagem dentro do seu país mas dá-lhe um desconto de 50% até à fronteira.
   
       << Voltar a: Guia do InterRail                                                     Ir para: Tipos de comboio>>