GIF Apartments for Friends 468x60

Em Viagem:
  
     Dia-a-Dia:
        Nesta secção são dados alguns conselhos para o dia-a-dia do seu InterRail.
        Com o passe InterRail poderá entrar em quase todos os comboios sem necessidade de comprar bilhete, salvo alguns comboios rápidos ou nocturnos que podem exigir o pagamento de um suplemento ou reserva. Se tiver feito pesquisa e planeamento prévio, já deverá saber os locais que pretende visitar e quais as principais atracções que pretende ver. Deverá também ter planos alternativos (o chamado "plano B") para se algo correr mal. Assim, se não conseguir ir a um sítio que tinha planeado, pode recorrer ao "plano B".

Prepare-se para dias inesquecíveis.
Para muitos, o primeiro InterRail é a primeira de muitas aventuras à volta do globo.

        Trate da próxima viagem:
        Uma vez chegado à estação de uma cidade, a melhor coisa a fazer é ir à bilheteira, ao posto de informações ou à zona onde estão afixados os horários e informar-se acerca da sua próxima viagem. Para isso deverá procurar saber quais os comboios que o podem levar para o seu próximo destino, os seus horários e se necessitam ou não de suplemento/reserva. Se o comboio necessitar de reserva, pode tratar dela no momento, tendo assim a certeza de que a próxima viagem já está preparada.

Estação Gare du Nord em Paris.
 
        Informe-se acerca do local:
        Depois de tratar da viagem seguinte, deve dirigir-se ao posto de turismo (muitas estações de comboio têm um). Lá é costume disponibilizarem gratuitamente mapas com os principais pontos de interesse da cidade, assim como panfletos com outras informações relevantes (alojamento, restauração, etc.). Informações adicionais podem ser obtidas ao balcão.
       Se tiver um livro de viagem, a viagem de comboio que o trouxe até ao local pode ter sido uma boa oportunidade para o ler, de modo a informar-se mais sobre o que vai visitar.
       Trate de saber se a água da torneira é potável ou não: se o for escusa de gastar dinheiro em garrafas de água.

Informe-se antes de visitar um local. Aprenda sobre a história, os costumes, a etiqueta, os perigos, etc.

        Trate da dormida:
        Se pretende passar a noite nessa cidade vá fazer o check-in no hotel/hostel caso tenha feito reserva, ou procurar um sítio para dormir caso não tenha. Em alguns lugares (principalmente em países de Leste) é costume encontrar pessoas a fazer publicidade a hostels ou a hotéis na estação de comboios ou até mesmo nos comboios. Algumas até se oferecem para o levar lá. Use o seu instinto para saber se a pessoa é ou não de confiança e antes de pagar peça para ver o quarto/dormitório, ou poderá ficar desiludido.
       Depois de feito o check-in, pode deixar a sua mochila pesada no quarto de hotel, no cacifo do hostel/parque de campismo ou em qualquer local seguro e levar uma mochila pequena ou uma sacola só com o essencial:
        - Dinheiro e documentos;
        - Mapas e guia de viagem;
        - Telemóvel;
        - Máquina fotográfica;
        - Garrafa de água e algo para ir comendo;
        - Tudo o resto que achar necessário.
        Se não pretende dormir nessa cidade (por exemplo: chega de comboio nocturno na manhã e parte num outro comboio nocturno na noite desse mesmo dia), deixe a mochila grande num cacifo da estação de comboio e leve consigo apenas a mochila pequena/sacola. Os cacifos não costumam ser muito caros. Um cacifo dos grandes pode servir para guardar a sua mochila e a de alguns dos seus companheiros de viagem.
        Seja como for - quer pretenda reservar antes de chegar ao local, quer não; quer vá dormir num comboio nocturno ou num estabelecimento - trate da sua dormida o quanto antes, pois se as coisas correrem mal acabará a dormir na rua. Tenha em atenção que os destinos turísticos mais populares (Paris, Roma, Veneza, Amesterdão,...) enchem rapidamente.

Deixe a sua mochila/mala num lugar seguro e transporte numa bolsa, sacola ou mochila pequena apenas o essencial.

        Ande a pé ou aproveite os transportes públicos:
        Para se deslocar dentro das cidades, nada como andar a pé. Para além de saudável, ainda tem custo (quase) zero, permitindo-lhe poupar algum dinheiro. Para distâncias maiores pode contar com os transportes públicos - metro, eléctrico, autocarro, barco - que costumam ser baratos. Quanto aos táxis, evite-os: já todos sabemos que são caros e que podem ter uma tendência a inflacionar os preços a turistas incautos.

O metropolitano costuma ser uma forma barata, rápida e confortável de viajar dentro das grandes cidades.

        Cuidado com as Tourist Traps:
        Os locais mais concorridos (Tourist Traps) podem por vezes não ser os melhores. Muitas vezes costumam estar cheios de gente, confusão e com filas de espera enormes. Pense se pretende perder tanto tempo em filas. Se a espera vale a pena ou não, depende de si, dos seus gostos e perspectivas. Para visitar as atracções mais concorridas, nada como ir bem cedo, na hora de abertura. quando a maioria dos turistas preguiçosos ainda está a acordar. Não se esqueça do seu cartão de estudante (se for o caso) pois por vezes dão um óptimo desconto nos bilhetes de museus, palácios, etc.
         Nestes locais apelidados de "Tourist Traps" é preciso ter em atenção que os preços são terrivelmente inflacionados: uma simples garrafa de água pode custar o dobro ou o triplo! As Tourist Traps também são locais frequentados por carteiristas, gatunos, pedintes e todo o tipo de pessoas com os mais variados truques e estratagemas para lhe sacar dinheiro. Esteja atento para não ser roubado, de uma maneira ou de outra.
         Cuidado com os souvenirs. Alguns podem ser vendidos bem mais caros nas Tourist Traps do que em outros locais - por exemplo, se quiser comprar uma lembrança de Paris, tenha em conta que o mesmo objecto pode ficar mais caro se for comprado perto da Torre Eiffel ou do Museu do Louvre do que noutra zona de Paris, mais afastada de atracções e monumentos. Não se encha de lembranças logo no início da viagem, ou acabará por encher a sua mochila. Quando comprar uma lembrança pense se ela vai "sobreviver" a viagem sem se estragar. Compre apenas aquilo que, a seu ver, realmente vale a pena como recordação. De resto, as fotografias e/ou filmagens deverão ser suficientes para lhe preservar as memórias do seu InterRail: como já foi referido, não poupe nas fotos pois no final valer-lhe-ão ouro!

Fila para a Torre Eiffel e para o London Eye na época alta.
Para visitar sítios concorridos, o melhor é aparecer de manhã cedo ou fazer o seu InterRail na época baixa.

        Higiene:
        Lembre-se de que quando sair da Península Ibérica, terá que pagar pelo uso dos WC's públicos em muitas das grandes cidades europeias.
        Relativamente a cuidados de higiene (banho, lavar os dentes, etc.), se ficar alojado num hotstel, hotel ou outro estabelecimento, não há nenhum problema, terá tempo para cuidar da sua higiene.
        Quando viajar em comboios nocturnos, também não há problema! Os comboios nocturnos possuem um WC com lavatório onde poderá lavar os dentes, a cara e as mãos. Alguns comboios nocturnos possuem chuveiros, mas estes geralmente são apenas para quem paga por quartos de 1ª classe. De qualquer modo, algumas estações de comboio nas grandes cidades (ex.: Paris, Bruxelas...) têm uma zona onde é possível pagar para tomar banho.

Em algumas estações da Europa é possível tomar banho.
 
        Comunicações:
        Nos dias que correm a comunicação é quase um dado adquirido. Se levar o seu telemóvel (com roaming activado) poderá fazer chamadas e enviar SMS ou MMS para os seus familiares e amigos em Portugal. É óbvio que estas chamadas e mensagens sairão mais caras e por isso deve-se moderar o seu uso.
        Também é possível usar a Internet: muitos hotéis e hostels disponibilizam acesso à Internet (uns cobram, outros não...); cybercafés por toda a Europa permitem-lhe usar um computador com acesso à rede para que possa ler e enviar e-mails, falar no Messenger, fazer upload de fotos ou actualizar o seu Blog/Twitter/Facebook.
        Como alternativa há os telefones públicos (existem cartões pré-pagos) e, para os mais nostálgicos, o correio normal e os postais.

Os tradicionais telefones públicos ingleses.

<< Voltar a: Em Viagem                                                        Ir para: Em Viagem: Alojamento >>