Em Viagem:

     Alimentação:
        A alimentação é um dos grandes custos de um InterRailer e uma despesa incontornável. Nesta secção estão algumas sugestões para a sua alimentação em viagem.
        Apesar de gastar o mínimo possível ser objectivo de muita gente num InterRail, é importantíssimo manter uma alimentação equilibrada. Lembre-se de que se comer mal, chega a uma altura em que vai abaixo. Eis algumas recomendações:
        - Beba muita água;
        - Tente comer fruta regularmente pois não só é barata como também é nutritiva e ajuda a prevenir doenças;
        - Tenha sempre alguma comida de reserva na sua mochila: quando estiver a acabar reabasteça-se, nunca se sabe.
        - Se o seu hostel/hotel oferecer pequeno almoço, aproveite-o.
        - Se houver sobras, guarde as que puder e leve-as consigo para comer mais tarde.

        Água:
        É importantíssimo ter sempre água consigo. Tenha sempre uma garrafa de pelo menos 1,5L na sua mochila (ou sacola) e beba no mínimo dois litros de água por dia. Na sua viagem certamente que irá caminhar muito, por isso é importante que tenha cuidado com a sua hidratação. Para além disso poderá usá-la para lavar frutas e vegetais ou tratar da higiene: lavar os dentes, a cara, as mãos...
        Quando a garrafa ficar vazia guarde-a. Poderá voltar a enchê-la numa torneira do seu próximo hotel/hostel ou em fontes nas ruas das cidades/vilas. Informe-se sempre se a água é ou não potável.
        Se não tiver oportunidade de a encher e, por isso, tiver que comprar outra garrafa, tenha em atenção que pela Europa há marcas de água bastante caras. Compre água barata pois a diferença nem se nota.

Vá bebendo água regularmente. Pode poupar dinheiro se reencher a sua garrafa sempre que puder, evitando assim comprar mais garrafas de água. Ajude a preservar o planeta!

        Restaurantes:
        Pode parecer que comer em restaurantes lhe vai estourar o orçamento, no entanto quando se fala em restaurantes, há-os para todos os preços: o truque é procurar. Nos países de Leste encontrará restaurantes baratos. Não deixe de provar a comida regional pois faz parte do espírito da viagem e constitui uma boa forma de estar em contacto com a cultura de um país.
        Mesmo que esteja a viajar com um orçamento apertado, guarde um ou dois dias nos quais gastará um pouco mais de dinheiro e se alimentará melhor. Vale a pena.
        Para poupar em restaurantes, evite as armadilhas para turistas: é óbvio que um restaurante a 100 metros da Torre Eiffel, nos Campos Elísios ou mesmo em frente à principal praça do centro histórico sairá 2, 3 vezes mais caro e provavelmente a experiência não será tão autêntica. Afaste-se um pouco das zonas mais turísticas, explore, ou peça recomendações a gente local.

Um restaurante tradicional em Itália.
Certifique-se que prova a comida local pois faz parte da viagem!

        Fast-Food:
        Os omnipresentes McDonalds, Burger King, KFC, Subway, Pizza Hut... Apesar de pouco saudável, pode ser uma forma rápida e barata de obter comida rica em calorias para lhe dar energia em viagem. Não abuse pois, para além de não ser bom para a saúde, pode tornar-se monótono (um Big Mac na Bélgica ou na República Chega é igual ao Big Mac de Portugal...).

Por vezes a fast-food é barata, rápida e constitui uma boa forma de lhe dar as calorias necessárias para a viagem.
Ainda assim evite ao máximo: não é saudável nem lhe dá uma experiência de viagem autêntica.

        Cozinhar você mesmo:
        Pode você mesmo transportar um pequeno fogão camping-gaz assim como uma panela e talheres. Poupará bastante dinheiro se for você próprio a fazer a sua comida. Poderá abastecer-se de comida (comida instantânea, massas e arroz são uma boa opção) em supermercados à medida que viaja. Depois é só encontrar um local sossegado e comer. O canivete suíço que foi sugerido na secção de preparativos pode ser muito útil aqui: serve de abre-latas, faca e até de garfo. Para lavar a louça, pode usar umas gotas do seu champô.
        Se optar por cozinhar você mesmo, terá a desvantagem de ter que carregar o fogão e os utensílios de cozinha consigo para todo o lado e de eventualmente precisar de trocar a botija do fogão.

Cozinhar você mesmo, como tudo o resto, tem os seus prós - poupar dinheiro, refeições ao seu gosto... - e contras - transportar material, perder tempo a cozinhar...

        Cozinhar nos Hostels:
        Muito recomendável. Muitos hostels têm uma cozinha partilhada pelos hóspedes nas quais poderá preparar as suas refeições. Não há assim necessidade de andar com um fogão camping-gaz e restantes utensílios de cozinha às costas. Basta comprar comida num supermercado e cozinhá-la.
        Se puder, etiquete os sacos com os seus alimentos quando os meter no frigorífico do hostel para reduzir a probabilidade de serem utilizados por outros hóspedes.

Se ficar em hostels com cozinha aproveite para cozinhar e poupar muito dinheiro. A
basteça-se no super-mercado mais próximo e cozinhe.
Esta é uma boa forma de socializar com os outros hóspedes do hostel.
 
        Supermercados e Hipermercados:
        Mesmo que não queira cozinhar, pode comprar alguma da comida de que precisa em supermercados: pão, enlatados, frutas, cereais e barras de cereais, bolachas, iogurtes sólidos/líquidos, bebidas, etc. Poderá fazer as suas próprias sandes, seja criativo. Alguns hipermercados possuem ainda secções de take-away.

Vá-se abastecendo em mercados, mini, super e hipermercados ao longo da viagem. Tenha sempre algo para comer na mochila.

<< Voltar a: Em Viagem