Preparativos:

       Um InterRail prima pela liberdade que proporciona ao viajante. No entanto há certos aspectos que devem ser planeados. O grau de planeamento da viagem depende da pessoa - há quem goste de ter tudo planeado ao detalhe (desde o trajecto, quais os comboios a apanhar, reservas em hotéis/hostels, etc.) e quem goste de improvisar tudo à última hora (um pouco à moda portuguesa do "desenrasca").
       O melhor é não chegar a nenhum dos extremos pois por um lado corre-se o risco de se ter uma viagem demasiado planeada e, dessa forma, perder alguma da liberdade dada pelo InterRail; por outro lado uma viagem sem qualquer planeamento pode acabar em fracasso (não ter sítio onde dormir, não visitar os locais pretendidos por não conhecer as ligações de comboio entre cidades, etc.).
       Depois de planear por alto o seu InterRail, já tem meio caminho andado e está de parabéns! É durante essa fase que a maioria das pessoas que quer fazer um InterRail desiste: preguiça para planear, insegurança, medo do desconhecido, falta de apoio, conformismo, companheiros de viagem desistentes... A lista de razões que levam as pessoas a desistir é grande. No entanto, como tudo na vida: com força de vontade tudo é possível.
       Nesta secção veremos quais os principais preparativos para a viagem.

     Viajar Sozinho ou Acompanhado?
     Planear o Trajecto
     Equipamento a Levar
     Dinheiro, Documentos, Saúde e Segurança

É necessário planear minimamente a viagem. É aqui que a maioria dos preguiçosos desiste. No entanto, planear faz parte do gozo da viagem!

       << Voltar a: Guia do InterRail                                                          Ir para: Em Viagem >>