Trajecto nº 1 - Capitais do Ocidente:

          Este é um itinerário "simples" que passa pelas principais capitais da Europa ocidental. Acaba por ser bastante mais caro do que um InterRail pelos países de Leste, mas ainda assim é de longe mais barato do que viajar nos países nórdicos (Dinamarca, Suécia, Finlândia, Noruega).

          A viagem inicia-se em Lisboa. Com o "Lusitânia Comboio Hotel" parte-se para Madrid e lá se chega de madrugada. Muitos Portugueses não passam por Madrid, o que é um erro. Madrid tem muito para ver e surpreende muita gente por superar as expectativas. O hostel Los Amigos fica numa zona movimentada da cidade e tem um bom ambiente.

(Dê um salto à capital do nosso país vizinho. Ou se preferir vá de Madrid para Barcelona.)

          De Madrid é possível comprar um bilhete até Hendaye (estação fronteiriça, já em França) onde se pode apanhar o TGV ou um comboio nocturno para Paris, dependendo da hora. Ambos os comboios requerem o pagamento de um suplemento. Para o comboio nocturno não precisei de fazer reserva, bastou-me pagar o suplemento a um funcionário antes de embarcar.
          Em París tenha cuidado pois as zonas turísticas estão literalmente a abarrotar de gente, de pedintes, de aldrabões a praticar alguns scams (um adolescente marroquino tentou-me vender um bilhete de metro a metade do preço, quase de certeza que era um bilhete usado) e provavelmente de muitos ladrões e carteiristas. Nunca fui roubado, e acredito que qualquer pessoa que tenha um mínimo de atenção e bom senso também terá baixa probabilidade de o ser. Paris tem muito para ver. Se pretende entrar em museus, subir à Torre Eiffel, etc., prepare-se para estar algumas horas em filas de espera.

(Quando terminada em 1889, a Torre Eiffel era o edifício mais alto do mundo.)

          Uma vez saído da península Ibérica, as viagens fazem-se num instante. De Paris pode-se ir para Londres no Eurostar. É preciso reserva e o passe do InterRail não inclui este comboio, apenas dá direito a um desconto. Londres é uma cidade enérgica, com muito para ver. Para além disso, está muito bem servida de transportes públicos (autocarros, metros, bicicletas públicas de aluguer e, em último recurso, um dos inúmeros táxis). Alguns dos museus são gratuitos (ou apenas pedem que ofereça uma gentil doação - paga o que quiser), por isso trate de saber quais são e poupará alguns euros. Para atracções como o London Eye ou o museu de cera Madame Toussauds terá que passar algum tempo em filas, dependendo da hora a que vai.

(Do cimo do London Eye tem-se uma panorâmica espectacular de Londres.)

          Como o Eurostar não está incluído no passe, a sua viagem pode sair um bocado cara, por isso caso não pretenda visitar Londres (péssima ideia!!) pode ir de Paris para Bruxelas num outro comboio que não o Eurostar. Caso vá a Londres, terá que voltar a usar o Eurostar para sair do Reino Unido e chegar a Bruxelas.
          Bruxelas é mais um local sub-valorizado por muitos Interrailer's portugueses. No entanto tem muito para ver - a Grand Place, por exemplo - e provar (boa gastronomia!). De Bruxelas pode-se ir para Amesterdão num Inter-Cidades (se bem me lembro, não precisa de pagar nenhum suplemento - mas confirme sempre na estação!) em apenas 3 horas de viagem.

(A Grand Place, em Bruxelas. De 2 em 2 anos o centro desta praça é decorado com um enorme tapete de flores. Clique na imagem para fazer zoom.)

          Amesterdão é a conhecida cidade da loucura mas tem muito mais do que as coffeshops e o Red Light Disctrict. É de facto uma cidade lindíssima, e um exemplo para outras cidades - o número de bicicletas é inacreditável. Pode fazer mini-cruzeiros pelos canais, visitar a casa de Anne Frank, o museu de Van Gogh...

(Amesterdão, atravessada por vários canais. Quase todas as ruas principais têm vias para ciclistas, e pode-se deixar a bicicleta em qualquer lugar.)

          Pode apanhar um Inter-Cidades e ir para Berlim - a viagem demora 6 horas mas dá para apreciar a paisagem. Da última vez que vi, não era preciso fazer qualquer reserva e não havia nenhum comboio directo de Amesterdão para Berlim, era preciso trocar de comboio em Hilversum. Pode sempre dividir a viagem em duas: de Amesterdão vá para Frankfurt, visite a cidade e depois siga para Berlim no dia seguinte. O hotel/hostel MEININGER Hotel Berlin Hauptbahnhof fica mesmo junto à estação de comboios central, o que pode dar jeito se tiver que apanhar algum comboio de manhã cedo.
          Berlim brota criatividade e história. Poderá aprender mais sobre a segunda guerra mundial e a guerra fria; seguir o percurso do muro de Berlim e vivenciar uma cidade que outrora esteve dividida em duas e visitar o Checkpoint Charlie e o Portão de Brandenburgo.

(A Catedral de Berlim e a torre de TV ao fundo.)

          Não há viagem directa entre Berlim e Roma. Para ir a Roma deve primeiro ir a Munique. De lá pode apanhar um EuroCity (um Inter-Cidades internacional) e fazer uma viagem de 10 horas onde precisa de trocar de comboio uma vez. Horrível, não é? Em vez disso pode apanhar um comboio nocturno que faz a viagem toda em 12 horas, mas ao menos estará a dormir! Não se esqueça de fazer a reserva.
          Roma é uma daquelas cidades onde de 100 em 100 metros tem algum monumento para ver ou algo para aprender (passo o exagero). Sempre ouvi falar muito de carteiristas e outros tipos de gatuno em Itália mas, mais uma vez, nunca tive nenhum problema. De qualquer forma mais vale prevenir do que remediar. Como está em Roma pode dar um salto ao país mais pequeno do mundo - a cidade do Vaticano (pode-se ir de metro até uma estação próxima, mas vai-se bem a pé desde o centro de Roma). Quer seja religioso, quer não, sempre é um local bonito que merece a visita.

(Uma das sete maravilhas do mundo moderno - O Coliseu de Roma.)

(Cidade do Vaticano - O país mais pequeno do Mundo. Vale bem a pena visitar a Basílica de S. Pedro e os museus.)

          Já que está em Itália pode aproveitar para ir até Veneza. Há vários comboios que fazem essa ligação. São 4 horas de viagem. Veneza é sem dúvida invulgar, e tem o seu encanto. No entanto é tão badalada por turistas que tem os seus preços (muito) inflacionados e pode chegar a ter grande parte dos hotéis e hostels lotados.

(Veneza: muito bonita, muito visitada. Talvez seja boa ideia reservar o hotel/hostel um ou dois dias antes. Eu não reservei nada e não tive problemas, mas...)

          Para ir à Suíça deverá ir primeiro até Milão. De lá pode ir para Berna num EuroCity que necessita de reserva e faz a viagem em cerca de 4 horas. Na viagem poderá apreciar paisagens naturais de cortar a respiração. Aproveite a calma e tranquilidade da Suíça para relaxar antes da viagem de regresso.

(Berna, a capital da Suiça.)

          Quanto ao regresso a Portugal... Por um lado pode ir de Berna até Genebra e de lá até Irún (estação fronteiriça já em Espanha). De Irún pode ir até Madrid onde apanhará um nocturno para Portugal. Por outro lado pode ir de Berna até Paris. De París pode regressar a Portugal no mítico Sud-Expresso.
          Em baixo tem um mapa do percurso, onde estão marcadas as localizações das respectivas estações. Para ver melhor o mapa, clique aqui.