Tipos de Comboio:

        Há vários tipos de comboio na Europa e cada um deles, para além de ser apropriado para a sua função, oferece uma experiência de viagem única e interessante. Estes tipos podem ser agrupados em "Comboios de Alta Velocidade", "Outros Comboios Diurnos", "Comboios Noturnos" e "Comboios Especiais". Porém nesta secção irá ser feita uma descrição mais detalhada dos vários tipos.
        Uma coisa que convém ter em atenção é que os comboios de alta velocidade, os inter-cidades e os nocturnos podem obrigar ao pagamento de um suplemento. No caso dos dois primeiros, um portador de InterRail deverá pagar apenas a reserva do lugar sentado. No caso dos comboios noturnos é necessário reservar o lugar sentado, couchette ou cama dependendo de onde pretende dormir.
        Em alguns destes comboios (alta velocidade, intercidades ou nocturnos) é necessário fazer um check-in com antecedência à semelhança do que se faz nos aviões. As malas poderão ser inspeccionadas com raios-X no processo.
        Uma atitude correcta e inteligente é, ao chegar a uma cidade, verificar logo quais as ligações para os locais onde se pretende ir, quais os comboios que fazem essa ligação e se é preciso ou não pagar alguma reserva. Se for necessária então é boa ideia pagá-la logo nesse dia, ficando assim assegurada a viagem para o seu próximo local de interesse.
 
Velocidades máximas em algumas das principais ligações ferroviárias. Clique para fazer zoom.
 
        - Comboios de Alta Velocidade: Para chegar rapidamente ao seu destino. Estes comboios costumam ligar as principais cidades da Europa, percorrendo as linhas a velocidades que podem chegar aos 320km/h. Todos eles incluem carruagens de 1ª e 2ª classe (lembre-se de viajar sempre na classe do bilhete InterRail que comprou) e um serviço de bar ou restaurante. Geralmente este tipo de comboio requer o pagamento de uma reserva que não costuma ser muito cara, principalmente quando comparada com o preço que teria que pagar pelo bilhete completo caso não tivesse um passe InterRail. Exemplos de comboios de alta velocidade são o TGV, o ICE, o Thalys ou o EuroStar que liga Paris e Bruxelas a Londres pelo túnel da mancha.

Os portadores do passe InterRail podem andar em comboios de alta velocidade pagando apenas o valor da reserva de lugar, não o bilhete completo.

        - Inter-Cidades: São comboios que ligam as principais cidades dentro de uma região a uma velocidade boa, fazendo apenas paragens nas cidades mais importantes. Também costumam ter carruagem bar e ouras comodidades. Alguns destes comboios podem necessitar de uma reserva prévia.
        - Inter-Regionais: Semelhantes aos comboios regionais mas param em menos estações. Geralmente não é necessário o pagamento de nenhum suplemento para estes comboios. Os inter-regionais, assim como os regionais têm a vantagem de chegar a locais (vilas e aldeias, por exemplo) onde a maioria dos inter-cidades ou comboios de alta velocidade não chega
        - Regionais: Comboios que não são expressos nem de alta velocidade e que param em várias estações e apeadeiros. Também não costumam necessitar de qualquer suplemento. Fáceis de usar e descontraídos, estes comboios são excelentes para conhecer os locais no seu quotidiano uma vez que são estes comboios os mais usados para levar as pessoas para o trabalho, ao mercado ou a actividades do dia-a-dia.
        - Comboios Urbanos e Suburbanos: Ligam regiões dentro da mesma área metropolitana. São mais lentos que os comboios regionais pois costumam parar em todas as estações e apeadeiros.

A maioria dos regionais e inter-regionais não necessita de qualquer reserva. Assim, basta entrar no comboio à vontade. Quando o revisor pedir o bilhete, mostre-lhe o passe.

        - Comboios Nocturnos: São comboios que servem as principais cidades da Europa durante a noite e oferecem um leque variado de opções para viajar sentado ou deitado (embora eu não recomende de todo fazer uma viagem noturna num lugar sentado!). Costumam haver vários tipos de acomodação nestes comboios, desde compartimentos com 6 ou 4 beliches ("couchettes") até compartimentos com uma ou duas camas. Obviamente o preço aumenta com o conforto, no entanto nunca tive razão de queixa ao viajar em compartimentos de 6 beliches. Estes comboios possuem sempre WC's e quase sempre uma carruagem bar/restaurante.
        A reserva neste tipo de comboio é sempre obrigatória mas o preço da reserva para portadores de passe InterRail nao costumam ser elevados: um beliche num compartimento de 6 pode custar entre 10€ e 30€, dependendo do país e da viagem.
         Viajar em comboios nocturnos, para além de ser uma experiência única e espectacular que permite conhecer novos viajantes é uma excelente forma de poupar dinheiro em alojamento. Basta pensar que pode, por exemplo, apanhar um comboio às 20h num país e acordar no dia seguinte às 8h numa outra cidade, num país diferente, pagando menos do que pagaria num hotel/hostel!
        Os portadores de um passe InterRail do tipo Flexi devem ter em conta a "Regra das 19h". Se um comboio nocturno parte antes das 19h, deverá usar ("gastar-lhe") dois dias de viagem. Se parte depois das 19h e chega depois das 4h da manhã do dia seguinte, pode tirar partido de uma regra especial para os comboios nocturnos que lhe permite apenas usar ("gastar") um dos seus dias de viagem (conta-se apenas o dia seguinte). Por exemplo, se tem um passe Flexi e a sua primeira viagem no dia 2 de Agosto é num comboio nocturno que liga Munique a Roma e parte às 21h03 (i.e.: depois das 19h), no seu relatório de viagem terá apenas de registar o dia 3 de Agosto (dia de chegada).
        Nota: Em alguns comboios nocturnos é habitual os revisores ficarem-lhe com o passe e, se necessário, o passaporte durante a noite. Confirme sempre que os está a entregar a um revisor e não a alguém que se faça passar por um. Esses documentos são-lhe devolvidos pela manhã, por isso não se assuste.

Poupe dinheiro com os comboios nocturnos: o custo extra dos suplementos de lugar sentado ou couchette é quase sempre inferior ao de um quarto de hotel/hostel. Para além disso aproveita o tempo da dormida para viajar.

        - Comboios Especiais: Fazem percursos/circuitos turístico-paisagísticos, passando por vales, desfliadeiros, zonas costeiras ou montanhas de cortar a respiração. Os passes InterRail são aceites em muitos destes comboios. Se não forem, por norma dão direito a desconto na aquisição do bilhete. No mapa das linhas ferroviárias do InterRail vêm assinaladas as rotas mais panorâmicas da Europa.

Ao viajar de comboio poderá ver paisagens espectaculares.

       << Voltar: a Guia do InterRail                                                        Ir para: Preparativos>>