Hostels Recomendados:

         Nesta página apresento alguns dos hostels (assim como guesthouses, B&B, apartamentos ou alojamentos privados) onde fiquei assim como o respectivo link para reserva e uma avaliação pessoal (de 0 a 5).
        As localizações estão apresentadas por ordem alfabética com a estrutura "País - Cidade". Para preços, informações mais detalhadas ou reservas clique no respectivo link.
        Note-se que as avaliações apresentadas são pessoais e tendo em consideração a recordação que tenho da minha estadia no estabelecimento correspondente. Referências ou descrições que faço (ex. pequeno almoço) podem já não ser aplicáveis, por isso consulte o respetivo link.
 
      Alemanha - Berlim:   
         MEININGER Hotel Berlin Hauptbahnhof: Um misto entre hotel e hostel (com mais do primeiro do que do segundo), com uma excelente relação qualidade-preço. Bom para uma noite de conforto, junto à estação central de capital germânica. (Avaliação: 5/5)
         A&O Berlin Hauptbahnhof: Outro misto entre hotel e hostel, também com uma excelente relação qualidade-preço. Bom para uma noite de conforto, relativamente perto da estação central. (Avaliação: 4.5/5)

      Áustria - Viena: 
         A&O Wien Stadthalle: Mais um híbrido hotel+hostel. A localização podia ser um bocadinho melhor, mas ainda assim é um bom lugar para passar a noite. (Avaliação: 4/5)

      Bósnia e Herzegovina - Mostar:   
         Hostel Miran: Ótimo preço, boas condições e próximo da estação de comboios/autocarros e do centro da cidade. O ambiente excelente (o hóspede sente-se mesmo em casa...) e o dono do hostel (Miran) é um excelente anfitrião: muito simpático e envolvido. Ocasionalmente organizam tours pela cidade ou redondezas. (Avaliação: 5/5)

      Dinamarca - Copenhaga:  
         Generator Hostel Copenhagen: Localização central, hostel limpo e com várias áreas comuns para socializar. (Avaliação: 4/5).

      Eslováquia - Bratislava:   
         Patio Hostel: O hostel tem condições decentes, uma grande sala comum e fica próximo de uma paragem de elétrico. (Avaliação: 3.5/5)

      Espanha - Barcelona:   
         Cabul Hostel: Hostel muito bom para pessoal "festivaleiro" que procure diversão noturna. Bem situado e com uma boa área comum (sala/bar) para socializar. Por estas razões, não é indicado para quem pretender uma boa noite de sono! (Avaliação: 3.5/5)
 
      Espanha - Madrid:   
         Los Amigos Hostel: Localizado bem no centro de Madrid, próximo da estação de metro Opera. Bom preço e com pequeno almoço incluído. (Avaliação: 4/5)
 
      Finlândia - Helsínquia:  
         Eurohostel: Em Helsínquia há poucas opções de alojamento barato. O Eurohostel é uma delas: afastado do centro da cidade, mas perto de uma paragem de elétrico. Standard (limpeza, profissionalismo, etc.) elevado mas menos charme/ambiência do que o habitual num hostel. (Avaliação: 3.5/5)

      Hungria - Budapeste:   
         Interflat Hostels & Apartments: Próximo da estação de comboios e com quartos espaçosos. (Avaliação: 3.5/5)
 
      Itália - Florença:   
         Locandda Giovanna (Guesthouse): Uma guesthouse próxima das principais atracções da cidade e da estação de comboios central. As instalações são simples e o preço é um pouco elevado mas a dona é simpática e mantém tudo bem limpo. (Avaliação: 3/5)

      Países Baixos (Holanda) - Amesterdão:   
         Stayokay Vondelpark: Um hostel bastante grande, mais afastado do (por vezes ruidoso) centro da cidade. Boas instalações e um bar porreiro para socializar. Têm uma garagem para bicicletas (caso alugue alguma). (Avaliação: 4/5).

      Países Baixos (Holanda) - Roterdão:   
         Hostel Room Rotterdam: Boa atmosfera, com uma ótima área comum para socializar com outros viajantes. Os quartos também são bons. Têm bicicletas para aluguer. (Avaliação: 4/5)

      Polónia - Cracóvia:   
         Atlantis Hostel: Bom preço, apesar de não estar MUITO próximo do centro da cidade. Cozinha bem equipada e staff muito simpático e prestável. (Avaliação: 3/5)

      Polónia - Poznan:   
         Melody Hostel: Um hostel bem próximo da bonita praça central de Poznan. O tema do hostel é a música e cada quarto possui uma decoração consoante um estilo de música (Rock, Disco, etc.). Boas instalações, bom preço e pequeno almoço incluído. (Avaliação: 5/5)

      Reino Unido - Londres:   
         White Ferry House: Próximo de uma estação de comboios. Tem um bom ambiente, boas instalações e fica por cima de um típico Pub inglês. (Avaliação: 4.5/5)
 
      República Checa - Praga:   
         Dizzy Daisy Hostel: A cerca de 10 minutos (a pé) do centro da cidade e com quartos espaçosos. A sala comum é pequena, mas agradável. (Avaliação: 3.5/5)
         Blind Eye Hostel: Fica um pouquinho afastado do centro da cidade mas próximo de uma paragem de elétrico. As instalações são boas e o staff é super-simpático e conhecedor da zona. (Avaliação: 3.5/5)
 
      Roménia - Brasov:   
         Gabriel Hostel: O staff é muito simpático, as condições são boas e o preço é excelente. Juntamente com o hostel, têm quartos privados para alugar a ótimo preço. (Avaliação: 4/5)

      Suécia - Estocolmo:
         The Red Boat Mälaren: Um pouco caro (habitual na Suécia) e um bocadinho afastado do centro da cidade. Mas este hostel é um barco e a experiência vale bem a pena. (Avaliação: 3/5)

      Suíça - Genebra:   
         City Hostel Geneva: Caro (como é usual na Suíça...) mas de excelente qualidade e conforto (como é usual na Suíça...). (Avaliação: 4.5/5)

      Turquia - Istambul:
         Cheers Hostel: O preço é um pouco acima da média. Mas o staff prestável, a localização e as condições compensam. (Avaliação: 4.5/5)

      Turquia - Izmir:
         Shantihome: Com um ambiente de misticismo bastante característico e um staff amigável e conversador. Condições decentes. (Avaliação: 3.5/5)

      Turquia - Selçuk:
         Nur Pension: Os donos desta pensão são extremamente prestáveis e amigáveis. A localização não é exatamente central, mas fica a um curto passeio a pé do centro da cidade e da estação de autocarros. (Avaliação: 3.5/5)

(Amesterdão à noite.)